Midge Ure e o legado de “Do They Know It’s Christmas?” no aniversário de 40 anos da música solidária

No dia 25 de novembro de 1984, um grupo composto por alguns dos maiores nomes da música pop britânica — incluindo membros de Duran Duran, Culture Club, Spandau Ballet, The Police, Bananarama e Wham! — reuniu-se para gravar um single beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Co-escrita por Bob Geldof, do Boomtown Rats, e Midge Ure, do Ultravox, a música “Do They Know It’s Christmas?”, gravada pelo coletivo Band Aid, tornou-se um marco humanitário e abriu caminho para o monumental evento Live Aid em 1985.

Quarenta anos após seu lançamento, “Do They Know It’s Christmas?” não apenas se consolidou como um clássico natalino, mas também deu origem a três novas versões em 1989, 2004 e 2014. Nesta segunda-feira, foi apresentada uma nova versão, chamada “Ultimate Mix”, produzida pelo lendário Trevor Horn. Esta edição especial combina elementos das gravações de 1984, 2004 e 2014, reunindo artistas como Sting, Boy George, Bono, Ed Sheeran, Harry Styles, Chris Martin do Coldplay, Sam Smith, Seal, Sinéad O’Connor, entre outros. A edição comemorativa será lançada oficialmente nesta sexta-feira, como parte da coletânea especial “Do They Know It’s Christmas?”, em celebração ao marco dos 40 anos da canção, conforme anunciado em um comunicado.

Midge Ure, coautor da música, refletiu recentemente sobre o impacto e o legado duradouro da composição original. Para ele, o conceito e o significado social por trás da iniciativa continuam sendo relevantes até hoje. “As razões sociais para criar algo assim ainda ressoam”, afirmou Ure antes do anúncio da nova mixagem. “O efeito de longo prazo do Band Aid e do Live Aid é que as gerações mais jovens passaram a entender o conceito de caridade porque utilizamos um meio que fazia parte do mundo delas.”

Ele acrescenta: “Usamos um meio que eles compreendiam, que era a música. Não era política, era música. E isso mudou para sempre a forma como muitos veem o ato de se importar com os outros. Até aquele momento, caridade era vista como algo que pessoas mais velhas faziam, algo que você fazia quando já estava em uma idade avançada, como eu estou agora.”

Com essa nova versão e a celebração dos 40 anos, o impacto de “Do They Know It’s Christmas?” continua ecoando, reafirmando seu papel como um dos projetos musicais mais emblemáticos e transformadores da história.