RALO – Hell Is Real
(Sinewave – 2017)

O rock/metal instrumental ganha cada vez mais força e representatividade seja ele stoner, thrash, sludge, death, black ou post-alguma-coisa.

Atualmente, um dos nomes que trafega pelo metal instrumental é o Ralo, banda formada em São Paulo e desenhada na clássica formação power trio: guitarra, baixo e bateria apaixonados pelo rock dos anos 90, o stoner e o metal alternativo.

Lançado pelo selo Sinewave, Hell is Real é o nome do mais recente trabalho dos caras. Em poucas palavras é um disco de estrutura grave com algumas curvas e melodias dissonantes salpicadas entre riffs bem encorpados.

“Untitled”, “Dundel” e “Volta” formam uma espécie de trinca de apresentação. Um convite uniforme onde cada uma delas poderia se misturar, inverter a ordem e ainda assim funcionariam muito bem.

“Ossos” é uma grande música. Pode parecer estranho, mas nela o peso fica por conta de um dedilhado tenso, um indicativo da procura por uma conversa diferente entre guitarra, baixo e uma bateria que não fique retida exclusivamente ao ataque e é justamente isso que faz com que ela ganhe destaque. Em “Mais”, ainda que em menor intensidade, a mesma impressão ainda se aplica. Assim como na faixa anterior, nessa também parece que o trio está no comando de sua criação e não o contrário.

Em “Masck” há espaço para linhas de baixo mais independentes e isso é empregado com muita independência e sabedoria em manter parceria com os riffs que a música traz.

“Grunho” é mais direta e faz a ponte para o outro destaque do disco: “Tão Longe do Lado”. Aqui, mais uma vez, bateria, guitarra e baixo caminham livres e ao mesmo tempo em comunhão. Como se contassem uma mesma história aplicando diferentes visões que fecham em um desfecho comum entre elas. Outra baita música.

O fim de Hell Is Real acontece com a faixa título em um acesso mais direto ao Deftones pós White Pony. Mas só no início da música depois disso ela deslancha em outras direções.

Hell Is Real é um disco que confirma que o Ralo é uma das coisas mais legais desse universo que busca na mistura entre o stoner e o metal alternativo uma forma de transmitir o peso que, nesse caso, seria ineficiente em palavras. E eles fazem isso muito bem.

Ralo - Hell Is Real

Sobre o Autor

Jornalista, guitarrista do Huey e apaixonado por música desde sempre.

Posts Relacionados