Oranssi Pazuzu – Kevät / Värimyrsky
(20 Buck Spin – 2017)

Por Vinicius Castro.

O Oranssi Pazuzu é realmente uma banda bem peculiar. Dentro do seu universo cabem experimentos, ambiência, riffs intricados, dissonantes, tempos estranhos e uma dose cavalar de emoção. Tudo isso temperado pela melancolia presente no caminho que esses finlandeses optaram por seguir dentro do black metal.

Em um estilo avesso a curvas muito bruscas, o Oranssi Pazuzu consegue oferecer algo novo mesmo que em uma primeira ouvida você tenha a impressão de já ter escutado aquilo antes.

Kevät / Värimyrsky é o nome do novo EP da banda que, por enquanto, você pode ouvir aqui.

O EP traz apenas duas músicas:“Kevät” e “Värimyrsky” e em ambas o clima é de puro torpor e estética carregada de tristeza e desespero, algo sempre visitado pelos caras. Mas grande parte desses elementos se concentraram na primeira faixa, “Kevät”. Um fiel retrato do humor usual dos caras, ou da falta dele. Segundo a própria banda, essa é uma música que aponta para uma direção um pouco diferente e que eles sempre gostaram dessa faixa só não haviam encontrado um lugar adequado para ela antes. Eles realmente parecem muito à vontade com o climão já indicado durante a linda introdução que abre o disco. Não é uma música fácil e se você ainda não conhece o som do Oranssi Pazuzu essa pode não ser a melhor carta de apresentação.

Na sequência, “Värimyrsky” marca um reencontro com as características mais marcantes no som da banda. Melodia dissonante e cativante que cria uma cama incômoda para uma erupção de vocais gritados.

Apesar de curto, claro é um EP, Kevät / Värimyrsky é um grande registro. Duas ótimas músicas recheadas com a inquietude criativa que o Oranssi Pazuzu já havia apresentado de forma encantadora no seu disco anterior, o aclamado Värähtelijä.

Ouça e procure também os discos anteriores. Se você procura uma estética diferente dentro do black metal, acabou de encontrar.

 

Oranssi Pazuzu Kevät Värimyrsky

Sobre o Autor

Jornalista, guitarrista do Huey e apaixonado por música desde sempre.

Posts Relacionados