Mundo da Música: Supergrupo New Miserable Experience lança single e Chino Moreno exalta “Around The Fur”
O cenário da música pesada recebe novidades de duas frentes distintas: o supergrupo New Miserable Experience chega com um novo videoclipe, enquanto Chino Moreno, do Deftones, reflete sobre o legado de um dos álbuns mais icônicos da banda.
New Miserable Experience Estreia Clipe de “Payback from God”
O New Miserable Experience, um supergrupo que conta com um elenco estelar de membros do Rosetta, Revocation, Model Prisoner e Rivers of Nihil, retorna com o videoclipe para o impactante novo single “Payback from God”. A faixa já está disponível para streaming pela Pelagic Records. Fiel à energia característica e aos timbres ricos da banda, mergulhada em tensão e melancolia, “Payback from God” mergulha no cerne do momento atual, questionando e refletindo sobre tempos turbulentos.
Esta é a primeira amostra do novo álbum da banda, programado para ser lançado em 23 de janeiro, também pela Pelagic Records. As pré-vendas estarão disponíveis a partir de 19 de novembro.
A Formação e a Sonoridade do Coletivo
O New Miserable Experience é um coletivo com raízes na Filadélfia que transforma o rigor da música pesada em canções expansivas e focadas na melodia, dentro do synth-rock alternativo. O que começou como uma colaboração de troca de arquivos entre o vocalista e baixista David Grossman (ex-Rosetta) e o multi-instrumentista Joshua Mahesh Kost (Model Prisoner), expandiu-se para uma banda completa.
A formação atual inclui o baterista do Rosetta, Bruce “B.J.” McMurtrie Jr., o baixista de technical metal Brett Bamberger (Revocation) e o guitarrista Brody Uttley (Rivers of Nihil).
Uma Dinâmica Musical Colaborativa
Cada membro do New Miserable Experience contribui com uma impressão digital sonora distinta. Os vocais atuam como o centro emocional, entregando linhas que soam confessionais e imediatas. Sintetizadores e guitarras são construídos com arpejos cintilantes e motivos decisivos; a percussão e as escolhas de produção misturam groove e tensão com nuances eletrônicas; e o trabalho do baixo frequentemente funciona como uma contramelodia, elevando refrões e ancorando as transições. Juntos, os cinco músicos enfatizam o esmero técnico acima do espetáculo, moldando canções que recompensam uma audição atenta.
Chino Moreno: “Around The Fur” é Meu Álbum Favorito do Deftones
Em outra parte do universo do metal alternativo, uma nova entrevista com Chino Moreno, vocalista e guitarrista do Deftones, foi publicada online pela revista Revolver. Na conversa, a voz dos ícones do metal alternativo fala sobre seu último álbum “private music”, o ressurgimento da banda impulsionado pelo TikTok, sua sobriedade contínua e outros tópicos.
Embora não tenha sido o foco principal, o bate-papo também abordou algumas curiosidades interessantes relacionadas ao reverenciado catálogo da banda. Foi nesse contexto que Moreno expressou sua profunda admiração pelo segundo álbum do grupo, “Around The Fur” (1997).
O Processo de Gravação e a “Magia Engarrafada”
Após apontar que “private music” foi escrito e gravado em sessões em várias cidades diferentes, durante um período mais longo que o usual, a Revolver perguntou a Moreno como esses locais e o cronograma relaxado impactaram o álbum. Foi em sua resposta que Moreno fez a comparação com seu álbum preferido.
Falando sobre como a atmosfera em Seattle, WA, e o prazo apertado influenciaram “Around The Fur”, Moreno afirmou: “Há algo especial em cada coisa. Com ‘Around The Fur’, foi escrito e gravado em Seattle no Studio Litho… Fizemos aquilo muito rápido. Houve algo como capturar um raio na garrafa com aquele disco. Ainda hoje, é um dos meus favoritos — se não o meu favorito — dos nossos. É essa energia desenfreada que capturamos naquele momento. Esse disco definitivamente resistiu ao teste do tempo. E eu o amo por isso.”
Moreno admitiu que a banda está “um pouco mimada agora” e prefere não ficar trancada em um só lugar por meses. Ele, no entanto, valoriza como diferentes ambientes inspiram a música: “Algumas das músicas do novo disco foram literalmente inspiradas por um mergulho matinal em Zuma Beach [em Malibu]. Voltei de nadar, sentei com meu violão e criei a música ‘i think about you all the time’. (…) As sessões de Joshua Tree, sinto que aquelas músicas capturam a gente no deserto em julho, um calor infernal. Acho que cada lugar ajudou a moldar as músicas”.
O Álbum “Lovers” que Quase Aconteceu
Embora Moreno tenha a música de “Around The Fur” em alta conta, ele confessou ter tido dificuldades em aceitar a icônica capa do álbum. Em outro ponto da entrevista, Moreno elaborou sobre como o título que ele pretendia para o quarto álbum de estúdio da banda, “Lovers”, foi vetado.
Por falta de uma opção melhor e com o prazo se aproximando, o álbum de 2003 acabou sendo intitulado de forma homônima (auto-intitulado). Moreno disse sobre isso: “Eu nunca me sinto confortável em apenas nomear o álbum… O disco auto-intitulado [de 2003] eu queria chamar de Lovers. E Stephen [Carpenter] disse, ‘De jeito nenhum. Esse é o nome mais idiota que eu já ouvi.’ Fiquei sem ideias e precisávamos de um nome. Então acabamos com o auto-intitulado.”